Asfalto-Ecológico
O primeiro impacto positivo no uso de borracha em misturas asfálticas está no ambiente, pois a restauração de pavimento com esse tipo de asfalto pode usar até mil pneus por quilômetro, o que reduz o depósito desse material em aterros ou fora deles. No entanto, outras vantagens ainda superam o ganho ambiental: aumento da vida útil do pavimento, maior retorno elástico, maior resistência ao envelhecimento precoce por oxidação do cimento asfáltico de petróleo e às intempéries e, ainda, maior resistência às deformações plásticas, evitando, assim, trilhas de rodas indesejáveis.
Além de coisas boas, o “asfalto-ecológico”, também tem seus malefícios que atingem principalmente o meio ambiente. Diz o pesquisador José Leomar, da USP de São Carlos que “quanto maior a temperatura de usinagem das misturas asfálticas, pior é a poluição atmosférica por produtos presentes nos asfaltos”. A produção do asfalto-borracha, por exigir maiores temperaturas para mistura da borracha com o asfalto convencional, gera mais poluição atmosférica.
Borracha Natural
O LATEQ (Laboratório de Tecnologia Química) desenvolveu a FDL, uma borracha natural de boa qualidade, fabricada artesanalmente. A grande vantagem é a possibilidade de fabricação da borracha pelo próprio seringueiro, gerando desenvolvimento nas comunidades ajudadas pelo projeto. E há também vantagens ecológicas: valorização e preservação das florestas pelas comunidades, economia no consumo de energia elétrica e água utilizada pelas indústrias tradicionais de borracha. As desvantagens são que a borracha ainda está em fase de pesquisa, questões como durabilidade em exposição ao sol, ainda não estão bem definidas e o tamanho que ela é produzida por enquanto, 30 x 50cm, mas é possível utilizar costura e colagem. Ela é produzida em várias cores, algumas bem interessantes para serem utilizadas em um automóvel.
Fonte: http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000300008&lng=es&nrm=iso
http://projetob1.blogspot.com/2007/05/materiais-borracha-natural.html